quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ALEGRIA PROVISÓRIA








ALEGRIA PROVISÓRIA

Foto e edição: Rosana Ritzmann


Ouça a quietude do orvalho
Na zoada das abelhas
Ouça a paz na brisa
No embalo do salgueiro
Ouça as nuvens no anil
Esquadrinham as brumas
Em prantos aguados.

E eu, o que ouço?
Ouço a vida pulsante
Em meu peito vibrar
Encontro-me na busca
Da quietude do meu eu.

Onde mora minh’alma viajante?
Nas entranhas dos temores


Na escuridão de paz
Onde brilha a lamparina
Norteia os meus pés inseguros
A rastrear a viela tenebrosa
Para enfim alcançar
A alegria provisória.




Poema: Rosana Ritzmann
Foto: Stanley Park, Vancouver - Canadá 2014
Foto e edição: Rosana Ritzmann

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

InspirAlma - Um sonho é sempre possível até que se prove o contrário







Busco na prosa poética uma forma de expressar o mundo que vejo através das janelas da vida. Em poesia compartilho com os leitores algumas de minhas experiências e impressões sobre diferentes contextos. Sentimentos, conflitos, alegrias que todos nós temos em comum, escritos em poesia para acalentar e confortar leitores que buscam aconchego em suas vivências.
O processo da escrita do livro InspirAlma teve início em 2014 com a criação de uma página no Facebook com o mesmo nome, cujo objetivo era externar emoções e sentimentos envolvendo os relacionamentos. Durante quatro anos coletei centenas de poemas, mensagens e textos sobre diferentes temas.  Hoje a página já tem mais de 1300 seguidores e novos poemas são postados para o segundo livro.
Em 2016 decidi procurar editoras para tornar realidade a publicação do livro. Todo o processo de criação foi pensado para transmitir fluidez e leveza. Cada detalhe foi planejado convidando o leitor a olhar através da janela de sua alma em direção ao mundo e transformar a sua própria realidade.

A autora
A busca pela essência da alma se encontra na criança inventiva, criativa e repleta de alegria que mantenho viva dentro de mim. O prazer pela leitura e pelas histórias se manifestou muito cedo e permanece nas estantes de livros que são meu tesouro. A descendência de suíços é a alma aventureira e cheia de coragem para desbravar o desconhecido.

Novos projetos
Nessa caminhada pelos vastos campos da poesia encontrei a fotografia como pano de fundo. Ao me conectar com a natureza busco elementos para compor imagens onde novos poemas são escritos. O segundo livro terá como tema a infância e a natureza. Deixo aqui uma amostra do que virá em breve.