quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A TUA ÁGUIA                    

                     “A águia e a galinha” de Leonardo Boff nos lança diariamente uma provocação sobre a nossa existência efêmera no universo. Ao que disse o naturalista ao camponês, vendo uma águia que convivia pacificamente num galinheiro: “Este pássaro não é uma galinha, é uma águia, a rainha das aves, aquela que voa mais alto e que mais perto chega do céu e do sol. A maior de todas as aves”. Diante de nós o desafio de buscar a águia que hiberna inconsciente de toda a força e poder.
                       Embora tenhamos nascido livres para alcançar grandes alturas e ter profundidade e amplitude no olhar, crescemos cerceados e limitados. Até que venhamos a ter maturidade suficiente e despertar da inconsciência, foi-se meia vida, sem contar a carga depositada em nossa memória celular, da qual passaremos mais alguns anos para desemaranhar e reconstruir.           
                        Tal como a águia que ao chegar a sua vida adulta atravessa a solidão, a dor e sofrimento para enfim, renascer e completar a sua missão, também nós somos chamados a despertar do sono letárgico ao qual estávamos mergulhados até então.
                        A águia de Boff precisou ser conduzida ao alto da montanha para despertar a sua identidade adormecida. Os grandes acontecimentos geralmente traumáticos ou extremamente difíceis podem despertar o gigante adormecido em nós. O momento da grande virada faz com que viremos o espelho em nossa direção para reconhecer o infinito poder em nós.

                        É preciso coragem para assumir a águia em nós. É preciso vontade para entrar em ação e virar o jogo da vida. Viver o destino é um grande desafio e a luta é diária. Lá do alto da montanha é que somos capazes de reconhecer e acessar os recursos necessários para alcançar a plenitude e a serenidade de ter cumprido a tarefa à qual fomos chamados.



domingo, 9 de outubro de 2016

Porque a vida vale a pena ser vivida!


“Sonhar é acordar-se para dentro. ” Mario Quintana

                 

                    Há quanto tempo você não tem tido tempo para sonhar novos projetos de vida? Muitas vezes com a correria do dia-a-dia esquecemos que temos o poder de fazer escolhas e de forma inconsciente e seguimos o fluxo da “boiada”. Então aí vai uma pergunta para gerar reflexão:

Pelo que você levanta da cama todas as manhãs?

Quais são os seus objetivos para daqui a um ano? Cinco anos? Dez anos? O futuro se constrói hoje e “se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve. ” (Lewis Carroll)
                     Primeiramente é importante que você tenha um objetivo claro e específico. Saber exatamente o que deseja. Sim, porque é muito fácil a gente falar das coisas que não quer mais, não é? Então, o que você gostaria de conquistar na vida? Perguntas como essas vão te ajudar a perceber que na maioria das vezes o que se quer, é possível. O que muitas vezes nos paralisa é o medo, a insegurança, a falta de autoestima, incapacidade, etc.  No entanto, fazer um planejamento por escrito aumentará enormemente as chances de você ter sucesso no seu projeto. Afirmar, estabelecer, mensurar e avaliar geram comprometimento e ação.
Em seguida, imagine-se conquistando o seu sonho! Quais são as evidências de que você conseguiu? Você vê uma pessoa feliz e realizada, plena de força e poder por perceber que tem todos os recursos para conseguir o que quiser.
O próximo passo: colocar na balança os ganhos e perdas que você terá quando atingir seu objetivo é uma maneira madura e responsável de agir. Os ganhos terão quer sempre maiores, é claro.  Agir para minimizar as perdas e prever os percalços do caminho serão essenciais para o sucesso do projeto.
A parte mais importante para você será identificar os valores de vida que te movem em direção ao seu sonho. Qual é o significado pessoal que isso tem para você? Quando você descobrir isso, vai sentir o coração bater mais forte e o brilho nos olhos iluminarão a sua alma.

Descobrir o potencial e os recursos disponíveis para sonhar faz com que estejamos mais conscientes e presentes e tomar decisões maduras e responsáveis, tão essenciais no mundo atual. Portanto, comece a sonhar para mudar o seu mundo. “Seja você a mudança que deseja ver no mundo”. Mahatma Gandhi